JFGT (20100729-15:18:34 to UTF-8) ART 12 pt => nl
Avaliação do Usuário: / 31
PiorMelhor 

O que é SOULZOUK?

 SOULZOUK, A DANÇA

logo_antiga.png

 Há algum tempo tenho notado uma cisão no zouk. De um lado os puristas, afirmando ser o zouk um filhote da lambada e por isso deve se ater ao jeito que ela era dançada, salvo algumas adaptações à nova harmonia das músicas. Do outro os adeptos do Zouk Novo.

Passei algum tempo aprendendo e dançando o "zouk-lambada" e francamente, não me satifez. Faltava algo. Me incomodava o pouco uso do corpo como um todo. Por exemplo a condução com as mãos. Por que eu não poderia conduzir com o corpo? Desde que eu me faça entender pela dama, por que não posso usar os braços, peito ou até pernas? Comecei a perceber que certos movimentos não precisavam começar nem acabar do jeito que me foi ensinado. Mais ainda, que podiam continuar com uma maneira mais fluida, mais intrínseca. Outro aspecto era a maneira como se dança separado, sempre achei que se preocupavam muito em fazer passos, sem quase nunca dançar juntinho. E eu adooooro dançar juntinho!

Se a dança é a tradução da música em termos de movimento, me ater simplesmente a batida da música tornou-se restritivo, afinal, a melodia é muito mais rica. E ainda fui além. Percebi que é possível dançar o zouk com outros tipos de música, como o hip hop ou o charme (RnB), trazendo para a atualidade uma dança já quase tradicional no que eu reconheço a grande participação do Bruno (Arkhan´jo) em trazer músicas novas e inovadoras, por exemplo: Debaixo dos Lençóis, entre várias outras.

Foi então que começou meu processo de mudança. Na verdade uma coisa alimentou a outra. A mudança do ritmo e a mudança do estilo. Inicialmente adaptando os passos aprendidos e depois criando outros que possibilitassem uma maior abrangência de dinâmica. Como os passos de torção, que me permitem usar braços e pernas sim, mas também tronco, ombros, pescoço e cabeça.

Grande companheiro encontrei no Ramon, que ajudou a firmar o estilo nos salões. E nas academias. É preciso que se reconheça seu passado na dança de salão, vem daí sua capacidade em ensinar e passar a técnica para quem está entrando.

Assim como eu, Ramon e Bruno, várias pessoas migraram para este jeito novo, ou melhor dizendo, este jeito DIFERENTE de dançar o zouk, que de tão diverso, fez surgir uma necessidade de usar outro nome... Zouk Novo, ZNG, entre outros. Existe quem diga que o que dançamos não é nem sequer zouk. Discordo! O passo básico (ainda/por enquanto) é o mesmo. O giro da dama também. Assim como vários outros passos.

Hoje em dia, apesar de reconhecer a importância da lambada e do zouk-lambada,  não é esse o MEU ZOUK. Então, para não entrar em conflito com os puristas, chamo a minha dança de SOULZOUK. Porque acredito que criar, mudar, evoluir não faz mal a ninguém, só acrescenta. E quem algum dia já me viu dançar, sabe reconhecer a diferença.

China

P.S: Em tempo, gostaria de ressaltar a grande influência do professor Paulo Camacho, com quem aprendi que sem condução, não há condição!

 

 

  • Windows Live
  • Newsvine
  • Mister Wong
  • del.icio.us
  • MySpace
  • digg
  • Google
  • Yahoo
  • Reddit
  • Facebook
  • Twitter

Comentários  

 
#18 LUCIANA_SZ_ 05-11-2009 11:00
FOX2008:
Não entendi seu comentário. Pode me chamar do que quiser, mas simplesmente não ficou claro para mim qual é a TUA OPINIÃO. Vc entendeu o que chamamos de puristas? "Aqueles que chamam o zouk de filhote da lambada". Xingamos alguém? Pois olhe, sou purista em um monte de coisas!!! E em outras coisas não aceito o senso comum e me rebelo até o último fio de cabelo. Cada um é como quer e como pode!
Mais um avez o que achamos é q deve haver RESPEITO ao jeito de cada um. O que EU gosto pode não te dar prazer e o que VC gosta pode ser insuportável para mim... Quem é melhor? Nenhum dos dois! Mas se ambos respeitarmos o outro, podemos conviver muito bem. E não é ISSO q é bom na humanidade?
 
 
#17 continuaçãochina SZ 24-09-2009 15:52
Eu dançei e aprendi todos os tipos e estilos de zouk à lambada, é fato q a forma como se dançava não era tão proxima como eu gosto e isso é meu gosto particular cada pessoa vai sentir prazer na dança de uma forma diferente, se vc gosta de dançar zouk tradicional, lambada, kizomba, soulzouk e por ai vai, parabens pois o mais importante ainda é dançar para ser feliz. Danço SOULZOUK porque ele me mais feliz. E viva a dança.
Obs.: Honestamente, detesto fazer apresentação, sou dançarino de salão e não de palco, quem me conhece sabe do que eu to falando, falar q minha dança tem cara de show desculpa, mas não tem não.
abraço
 
 
#16 china SZ 24-09-2009 15:52
Hernesto - Não chamei momento algum a dança zouk-lambada de purista e sim q algumas pessoas são purista, eu acho sinceramente q o mundo e as pessoas vivem sempre em mutação, porque na dança seria diferente? - vamos pensa um pouco, como nasceu a lambada? - foi mistura de muitas danças . O grande lance é q na epoca as pessoas tinham muito preconceito da forma como eu dançava, esse preconceito vinha exatamente das pessoas q se julgam puritanos.
 
 
#15 Origem verdadeira do zouk, é muito mais antigo do que voces pensam, desde 1517.djjojasdapesada 22-09-2009 11:43
Começou antes da partida para expedições de guerra. Instrumentos, que compõe o ritmo que conhecemos como zouk, eram utilizados em rituais religiosos em reuniões de canibalismo ritual, onde os tambores eram a espinha dorsal dessa música. Encontramos bases do zouk em estilos como maracas, Reco-recos, posteriormente convertido em "siaka" tipo de raspadores de metal usado também em zouk, bússola ...
Instrumentos europeus, veio com a colonização, piano, flautas, trompetes, trombones, violinos, violoncelos, baixos, o banjo, tambores (jazz, dance hall), o clarinete,Tambo res de fé Africano. O zouk so veio a ficar mais conhecido nos anos 70 com o grupo Kassav, apartir dai varias vertentes se foi desenvolvendo.
Por isso não digam que o Zouk é Filhote da Lambada poque não é, o Zouk seria o tataravô da lambada que so surgiu por volta de 1978 com o Lambada das Quebradas compositor paraense Mestre Vieira
Qualquer duvida é so perguntar abraços e bons topicos
 
 
#14 Purista??Hernesto 05-08-2009 10:36
gostar do zouk "tradicional" puxado pro forró ou lambada n tem nada a ver com ser ou n puritano... eu por exemplo prefiro o "purista" pelo simples fato d q o zouk soul pegou um caracter de show e apresentaçao... e se o o fato como vc disse anteriormente for dançar junto.... soh n dança junto quem n sabe...
 
 
#13 Monique Canedo 16-07-2009 07:42
Salve, salve e que seja eternizado o juntinho do China!
Amém!
:P
 
 
#12 Viva a criatividade.Hungria 14-04-2009 08:32
China, concordo plenamente... e viva a criatividade !!!!!!
 
 
#11 zouk ritmo freestilethiago26 04-02-2009 08:27
sou professor de dança em belem do Paráe sou especializado em zouk ....
pow tudo oq vc sente eu ja senti tbm por isso me especializei em zouk e descobri que a essencia do zouk é a sua sensibilidade corporal a harmonia de movimentos na minha escola ensino vários movimentos de zouk mas ensino tambem q o zouk deve deve ser sentido e entendido e nao devemos nos limitar a passos prontos mas a nossa imaginaçao e sensibilidade o zouk e tao bom que temoa essa liberdade.

Egua do ritmo Pai d'egua!!!
 
 
#10 Matheus de Sampa 22-11-2008 21:38
O China é um cara que nasceu pra fazer arte. Tudo que ele escreveu acima, na minha opinião, estácertíssimo. A arte é, por essência, uma coisa mestiça, híbrida e mutante. Se o novo tivesse sido sufocado pelos puristas, não teríamos hoje, por exemplo, a MPB , que é música mestiça, híbrida e que nasceu do confronto com os músicos puristas da época. Assim como o zouk "purista" (alambadado) merece respeito (porque é lindo), também merece respeito o soul zouk (porque é lindíssimo)...rs
 
 
#9 Vc é o cara !!!(psicozouker )naujzouklove1 10-11-2008 10:30
Otimo o que escreveu China sem seu apoio o zouk talvez ou provavelmente teria se extinguido aqui assim como movimentos nacionais existentes em outros ritmos.Sou fã do soulzouk e do seu estilo de dançar. Psicozouker na minha versão é o cara que ultrapassou o limite dos professores comuns. Um abraço fica com Deus !! Quando aparecer em Salvador avisa p a galera. Vlw!
 
 
#8 ContinuaçãoFOX2008 22-06-2008 14:15
"Continuação do comentário debaixo"

É impossível não ter vontade de rir nos "drops" quando todos simplesmente param e deixam a dama cair lentamente ou passam braços e mais braços e simplesmente nem dama ou cavaleiro atraem os olhos, fazem figuras horríveis ou movimentos pra láde ridículos.

Lógico, isto sim é que é democracia! Basta sentir a música! Ao invés de falar "seguir o tempo" é isso que falam. Então vamos seguir o tempo afinal a batida é a alma da música. Sem ela não dápra dançar. "Errado!"
"me ater simplesmente a batida da música tornou-se restritivo, afinal, a melodia é muito mais rica"
Tem razão! Vamos tirar a batida do funk também. A melodia é muito mais rica.
Vou criar o soulfunk. Na verdade essa ironia só não tem o mesmo impacto porque o Zouk não tem padrão algum.
Não sou purista e não odeio o Soulzouk. Na verdade vejo o Soulzouk como um desabafo.
 
 
#7 SOULZOUKFOX2008 22-06-2008 14:14
Existe um padrão de ensino quando se trata de Samba, Bolero, Soltinho, Tango e etc. Não existe um padrão no zouk. Existe sim um estilo tradicional originado na década de 80 através da fusão de ritmos como compas, balakadri, bal granmoun, mazurka e biguine e que sofreu várias modificações que melhoraram a dança, e isto sim se chama: Evolução. Inovar, por outro lado, é livre e saudável. Dança alguma, por mais que padronizada impõe limites. Cada um deveria ter um estilo próprio. Seria lindo olhar uma pista de dança assim.
 
 
#6 A dança é o pensamento do corpoEvie Souto 11-12-2007 00:20
Ah, quando não tiver o que fazer procura o site da Helena Kartz. Ela traz teorias interessantes sobre a interação corpo-ambiente e sobre a dança ser o pensamento do corpo.

Continue livre, leve e solto. São poucos os que tem coragem de ousar ser diferente.
 
 
#5 Dança é tradução corporal da músicaEvie Souto 11-12-2007 00:15
Comentei uma idéia deste tipo defendida por um purista com minha professora do mestrado e ela contou a seguinte hisórinha:

Um investigador colocou uma mosca em cima da mesa, bateu palma e a mosca voou. Pegou a mesma mosca e arrancou-lhe uma asa. Bateu mosca e mesmo desequilibrada ela voou. Arrancou-lhe então a segunda asa e, dessa vez, ao bater palmas ela não voou.

Conclusão do estudo: A mosca escuta pelas asas!

Reduzir a dança a tradução/interpretação corporal da música é negligenciar a experiencia corporal de cada indivíduo: suas memórias e emoções. A música é um estímulo porém não essencial para se dançar.

Outro dia conheci um americano que me dice que só consegui dançar as salsa onde se escutava claramente o som da clave. Ô coitado...
 
 
#4 Mestiçagem cultural: Uma estratégia de sobrevivênciaEvie Souto 08-12-2007 12:27
Querido Chinucho, quem nunca se permitiu ou teve a oportnidade de dançar com vc não sabe o que estáperdendo. Vc é real, intenso e único! Fiz uma pequisa sobre a evolução da lambada, da qual a forma brasileira de dançar zouk é fruto, baseada em teoria científica da Mestiçagem Cultural e do Corpomída que talvez lhe interesse. Vou lhe mandar por email.

Com certeza, o destino de quem resiste à evolução sempre foi a extinção.
 
 
#3 Binha 04-12-2007 18:19
Estou em processo de loucura pelo soulzouk, em outras palavras, estou apaixonada. Tenho visto mts vídeos e ouço o estilo o dia todo. Preciso dançar isso...Sentir a batida no corpo e na alma.
 
 
#2 Dj @çuc@rwilson 12-11-2007 17:20
Cresci a ouvir zouk, desde então a musica faz parte da minha vida e faz com que eu nunca mais eskeço o zok... Zouk Foreverrr....
 
 
#1 ;Djuhdavila 15-09-2007 16:38
Muito bonito o que voce escreveu China!
beijos ;*
 

Latest Events

Sorry, no events to display
3 membros e 57 Visitantes Online

Shoutbox

Turn off/on Options FAQ Kide Chat

último 16 hours ago

amvm: alguem sabe me dizer se o novo album do kaysha ja saiu ? :S
amvm: nao me entendo com o site :S
amvm: Ganda site :D
amvm: Ganda site :D
amvm: Ganda site :D
amvm: Ganda site :D
amvm: Ganda site :D
china SZ: Valeu galera, a unica coisa q peço é para sempre q entrar no site cliquem nos anúncios pois só assim, o site continuara firme e forte... abraço a todos
silvao: o site e muito massa mesmo!
brunofortes: n sei foncionar km esse site
brunofortes: mas n deu
brunofortes: ta muito fortes
brunofortes: novo som do kaysha :D
brunofortes: novo som do kaysha
brunofortes: novo som do kaysha :D
brunofortes: novo som do kaysha
brunofortes: novo som do kayshha
s@ntoz: sou novo utilizador e deixo muitos parabens ao site...ta brutal.....
binhozouk: Esse site é muito legal traz muitas novidades do zouk e muita musica legal!!! :)
maryupaupa: rigado :P
maryupaupa: para qnd o todo o midjor di kizomba?
maryupaupa: alo alo...
chico_zouk: já saiu e ja encontra-se no site para download
vhf: ola a todos o novo album do djodje ja sa?
gildo: BOA NOITE A TODOS OS ZOUKEIROS DE PLANTÃO!!! :D
luisoeiro: como encontrar cd de ze delgado, please?
Nurio: Estou pasmo e meio ancabulado com a quantidade de músicas boas que cá tem.....gosto de mais deste site nota 100% good job....abraçoooo
helyouu: password do album do djodje
kady andorinha: obrigada pelo cd china simplesmente fantastico
vazavaza: alguém podia-me dizer como posso sacar um cd?
kingofkongdom: hello everybody!! alguém pode arranjar-me o link para o album cocktail de prazer de ze delgado??
criolosexy: hello music lovers
china SZ: o album já encontra-se para download no site. Como já sabes se gostou do album compra ele. vale a pena.
nls: Do Djodje ja saiu (H)
duduzito: ola a todos,sabem se ja saiu o album do G-amado=
Pedromdds: ola

Kide Shoutbox v0.4.6


Only registered users can send messages, registrt or login

Friend Connect

Conteúdo

No notifications
toolbar powered by www.mit3xxx.de